Trabalhadores já podem solicitar CONSIGNADO pela CARTEIRA de trabalho digital; veja como
O consignado pela carteira de trabalho digital amplia o acesso ao crédito dos trabalhadores da iniciativa privada. Veja como pedir.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito amplamente utilizada no Brasil, especialmente entre aposentados, pensionistas e servidores públicos. Caracteriza-se por suas taxas de juros reduzidas e facilidade de aprovação.
Pensando em aplicar o acesso ao crédito para trabalhadores do setor privado, o Governo Federal aprovou o empréstimo pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital.
Consignado para trabalhadores do setor privado já foi aprovado! Veja quando ficará disponível
Em junho de 2024, com a aprovação da nova resolução do FGTS, o crédito consignado ganhou uma nova modalidade de solicitação: diretamente pela Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
Essa mudança visa facilitar o acesso dos trabalhadores ao crédito, desburocratizando o processo e oferecendo mais autonomia e praticidade. Antes da mudança, trabalhadores CLT só podiam solicitar a modalidade se a empresa tivesse convênio com alguma instituição financeira.
O que é consignado?
É uma forma de crédito pessoal em que as parcelas do pagamento são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício previdenciário do tomador.
Isso significa que, ao contratar o consignado, o valor das parcelas é automaticamente deduzido do salário ou aposentadoria, antes mesmo de o dinheiro chegar à conta do beneficiário.
Esse mecanismo oferece uma garantia maior ao credor, resultando em condições mais favoráveis para o tomador do crédito, com taxas de juros reduzidas. Historicamente, esse empréstimo é destinado, principalmente, aos servidores públicos e aposentados.
Como funciona o empréstimo da Carteira de Trabalho Digital?
A solicitação do empréstimo poderá ser feita de forma totalmente online, sem a necessidade de comparecer a agências bancárias ou enfrentar filas. Ademais, o processo de análise e liberação do crédito será mais rápido e eficiente, com resposta em poucos dias.
Será necessário seguir estes passos:
- Fazer login no aplicativo CTPS Digital com seu CPF e senha gov.br;
- Localizar a aba “Consignado”;
- Informar o valor que deseja solicitar ;
- Escolher a melhor oferta;
- Confirmar a solicitação;
- Aguardar a resposta do banco.
O consignado da CTPS já está disponível?
Não! O crédito consignado pela Carteira de Trabalho Digital foi aprovado em 4 de junho de 2024 pelo Conselho Curador do FGTS. No entanto, a data oficial para início da disponibilidade da modalidade ainda não foi definida.
É necessário aguardar a publicação da resolução no Diário Oficial da União (DOU) para ter acesso à data oficial e aos detalhes finais da implementação.
Trabalhadores CLT podem solicitar empréstimo com desconto direito da folha de pagamento?
Sim! Contudo, a modalidade de crédito não é comum para a categoria. Em primeiro lugar, o empregador precisa ter convênio com alguma instituição financeira. Além do mais, é necessário ficar atento às taxas de juros e possibilidades de demissão.
Qual é a diferença entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal?
O primeiro caso se caracteriza pelo desconto diretamente na folha de pagamento. Enquanto isso, no empréstimo pessoal, o pagamento ocorre da forma tradicional. Na verdade, o consignado é um tipo de empréstimo.
Vale mencionar que o empréstimo pessoal abrange uma quantidade maior de pessoas. Ou seja, não é necessário ser aposentado, servidor público ou beneficiário do INSS para solicitar. Contudo, a aprovação do crédito costuma ser mais difícil e as taxas de juros são maiores.